Aprenda a fazer sabonete abacate

sabonete abacate, sabonete artesanal, sabonetes artesanais
Faça você mesma este sabonete artesanal de abacate, fruto rico em óleos naturais, e que age como excelente restaurador e conservador. O abacate
tem na sua composição, lecitinas, fitoesteróis (beta-sitosterol especialmente), gorduras monoinsaturadas, vitamina A e um alto teor de vitamina E.
A vitamina E é conhecida por ser um poderoso anti-oxidante que age inibindo a formação de radicais livres, ajudando assim a diminuir os sinais do envelhecimento.
O abacate ajuda no tratamento das rugas e estrias. O Abacate promove isto, estimulando o metabolismo do colagénio, aumentando assim a quantidade de colagénio solúvel na derme, o que retarda a formação de marcas (rugas e estrias), contribuindo desta forma para o tônus e vitalidade da pele.
O beta-sitosterol presente no óleo do abacate lhe confere propriedades bactericidas, antivirais, fungicidas e antiinflamatórias.

O óleo de abacate apresenta um grande poder de absorção dos raios ultra-violeta (UV). Devido a todas estas propriedades, o óleo de abacate é muito usado no tratamento de vários problemas de pele como dermatites, inflamações, queimaduras, acne e na recuperação de cirurgias para acelerar a cicatrização, prevenindo a formação de marcas e quelóides.

Ingredientes para a produção deste sabonete de abacate:
1- 2,6 quilogramas de polpa de abacate
2- 200g de soda cáustica
3- 200 ml de óleo (pode ser qualquer óleo comestível, usado e filtrado ou virgem)
4- 200g de fubá fino

Modo de fazer o sabonete e abacate:
1- Passe a polpa de abacate por uma peneira.
2- Coloque a polpa filtrada num balde e acrescente a soda cáustica.
3- Aqueça o óleo a uma temperatura situada entre os 45 e os 60 graus Celsius.
4- Junte a massa de abacate e de seguida acrescente o fubá.
5- Bata a mistura durante duas horas.
6- Despeje numa forma forrada com papel vegetal.
7- Espere endurecer e corte em retângulos.
8- Deixe o sabonete a curar durante 1 mês antes de usá-lo. Este período de cura, servirá apenas para neutralizar o poder corrosivo da soda cáustica.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.